29/06/2009

Homenagem à Xangô

Caô Cabecilê!
Saravá meu Pai Xangô!
Sua bênção, sua força e sua proteção!

Xangô é o Senhor dos trovões, das tempestades, do fogo, da justiça, das pedreiras.
Diz-se que, se uma casa, comércio ou o que for é atingido por um raio ou dominado pelo fogo, é a justiça de Xangô vindo na forma de retorno.

Xangô é justo! Não favorece ninguém. Exige de seus filhos, o mesmo comportamento reto, inquestionável e justo.
Xangô teve três esposas: Obá, Oxum (que abandonou Oxóssi e se casou com ele) e Iansã (que era esposa de Ogum).
Com Iansã, Xangô dividiu o domínio sobre os Raios e Tempestades.

Xangô é aquele a quem se deve recorrer em causas judiciais. Mas, cuidado! Ele te dará aquilo que você merece e te fará pagar pelo que você fez de errado. Pois, como disse, Xangô não favorece ninguém.

Suas mais comuns oferendas incluem quiabo frito com cebola e dendê ou rabada. Sua bebida é a Cerveja Preta e, seu símbolo, é o Machado.

Dizem que Xangô tem pavor da morte, justamente por isso que, quando um de seus filhos está perto de desencarnar, ele o abandona, passando a coroa para Obaluaê.

Xangô tem um "quê" de Zeus. Imponente, justo e sábio. Sem contudo questionar a supremacia de Oxalá sobre todos os outros Orixás.

E, como não poderia deixar de ser, segue meu Ponto preferido de Xangô:

Olhando a pedreira de Xangô
Eu fiz meu juramento até o fim
Meu Pai Xangô está no Reino
Meu Pai Xangô é Orixá

Se um dia eu não tiver,
A fé que ele me deu
Que role essa pedreira
Sobre mim

Olha seus filhos-de-fé, meu Pai
Que vêm saravar neste Congá

Beijokinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cura, Auto Conhecimento e Bem-Estar

Oies e Olás pessoas Estou apaixonada! Pêndulos, Tarot, Pedras, Plantas, Óleos Essenciais, Benzimentos... Tudo isso tem feito parte da minha ...