13/06/2009

Uma Homenagem aos Exus

Laroiê Exu!
Exu é Mojubá
Saravá todos os Exus!

Calma pessoas

Não estou ficando doida, não.
Esta é apenas uma homenagem a todos os Exus pelo seu dia.

Como diria o Ponto Cantado:
Oi! Dizem as más línguas
Que Exú é o Diabo

Você que é Santo
Segura no meu rabo!

Hahahahahaha

Quais quais quais quais
Ó que linda risada que Exú vai dar

Irmão mais novo de Oxóssi, Xangô e Ogum
Cultuado como Orixá no Candomblé
Entidade em evolução, cobrador do Carma, mensageiro entre os Homens e os Orixás, Cumpádi, amigo, companheiro e defensor na Umbanda.
Diabo nas demais religiões.

Exu é o cara gente boa, que não tem medo de nada, que não perde uma boa piada por nada nesse mundo, que nos defende, nos consola (apesar de dizerem que Exu não tem coração)... Mas não pisa no calo de Exu que ele endoida!
Exu te dá aquilo que você merece! Exu é justo, pois só age com autorização dos planos superiores. Exu te cobra os Carmas, te dá a força prá seguir em frente, te defende das demandas, empresta o colo prá você chorar suas mágoas... E, depois disso tudo, te olha bem fundo nos olhos e dá aquela gargalhada gostosa e contagiante como que não entendendo o porque coisas tão pequenas te dóem tanto... Mas ainda assim... Tenta pisar no calo de Exu prá ver o que acontece (só deixa eu correr prá bem longe antes...). Porque Exu é Exu... Não é santo, não!

Exu não está acima do bem e do mal, pois ele é a própria dualidade do ser humano.
Exu não é obcessor... Não te faz tomar pileque no meio de uma festa, não te faz agredir ninguém, Exu não bebe cachaça no chão, não dá cantadas na mulher dos outros...

Na primeira vez que meu Exu veio em terra, no terreiro onde eu vou, tive a chace de vê-lo incorporado na minha falecida Babá, só prá logo depois ser eu a ter este previlégio.
Nas palavras da minha Babá: "Muita vela e muita oração... Ele precisa!"
E, um ano se passou...
Muita vela? Nem tanto... Confesso que poderia ter dado mais, se não fosse, eu, uma filha tão relaxada...
Muita oração? Várias... Todos os dias... Ou quase...
Sempre converso com ele... Parece coisa de gente doida mesmo... Eu, "falando sozinha" por aí... Ok... Ok... Não saio falando... É mais um papo a nível mental... E eu sei que ele me ouve de onde ele está...
Hoje, ele é um cara mais calmo... Sério... Mas ainda assim, calmo... Até já conversa com os outros... E, como todo Exu, não perde uma boa piada!
Eu me orgulho dele... Muito... Como ele era... Como eu o sentia... Prá como ele é e como eu o sinto hoje... A mudança foi gigantesca!

Ele me defende, me protege, me cuida...
Não deixa que nenhum mal chegue a mim... Pelo menos, não com a intensidade que queriam que tivesse chego.
Ele me faz querer ser melhor... Uma pessoa melhor... Por amor a ele, por amor aos meus Guias... Pois eu sei que, quanto melhor eu me sair nessa coisa de evolução espiritual, melhor eles se sairão também.
Eu, sendo uma pessoa melhor, o estarei ajudando a ser um Exu melhor e, quem sabe, quando eu desta encarnação partir, ele não seja mais um Exu e tenhamos ambos evoluído, aprendido um com o outro e nos tornado merecedores em um lugarzinho lá em Aruanda.

Então, pro meu Exu... Meu amigo de todas as horas...
O carinha que me escolheu ou que foi escolhido ou ambas as coisas... Eu só tenho uma coisa a dizer: Muito Obrigada! Muito Obrigada meeeeesmoooo! Do fundo do meu coração! Por tudo! Por me amar, por me respeitar, por me ouvir e, por colocar debaixo de sua capa todos aqueles que me são caros.

Quando chega a Madrugada
Exu do Lodo na Quimbada chega
Ele vem do Cemitério
Faz sair a Lua Cheia
Quando chega a Madrugada
Exu do Lodo na Quimbanda chega
Ele vem do Cemitério
Faz sair a lua cheia
Exu do Lodo ê
Meu Cumpadre na Quimbanda
Exu do Lodo ê
Venha alegrar a nossa Banda
Exu do Lodo ê
Meu Cumpadre na Quimbanda
Exu do Lodo ê
Venha alegrar a nossa Banda

E minha homenagem fica por aqui...

Beijokinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cura, Auto Conhecimento e Bem-Estar

Oies e Olás pessoas Estou apaixonada! Pêndulos, Tarot, Pedras, Plantas, Óleos Essenciais, Benzimentos... Tudo isso tem feito parte da minha ...