18/09/2014

Um Pouco Sobre a Umbanda

Oies e olás pessoas...

Muito se fala da "minha umbanda", porém, pouco se define.
Mas, por ser uma religião não codificada, uma religião, sem um livro-base, cada casa faz o que bem entende e, principalmente, como entende! Aliás, isso me remete ao caso de um "Pastor" que leu errado a bíblia e tava tendo um caso com uma das fiéis da sua "igreja". Ou seja... Livro-base, nem sempre basta! É preciso ter bom senso também!
Então, seguindo a linha da "minha Umbanda", vou dizer prá vocês o que EU entendo e COMO eu entendo as coisas... Obvio que, independente de coroa disso ou daquilo, todos temos nossos entendimentos e, ficaria imensamente feliz em poder conversar com alguém que entenda diferente de mim (sem radicalismos) a fim de agregar conhecimentos a ambos e, principalmente, fazer ambos raciocinarem a respeito.

Decidi fazer esse post meio que no jogo de perguntas e respostas... Coisas que muita gente já me perguntou. Deixo claro que, o que posto aqui, diz respeito à MINHA opinião, à forma como EU vejo as coisas.

Outro dia, me perguntaram o motivo de eu amar tanto essa religião. Minha resposta foi muito simples! A Umbanda não permite e não tem lugar para a "fé pela fé". Tudo que é dito, pode ser questionado, tudo pode ser mostrado e comprovado. Existem fundamentos que mantém a "casa" de pé!

A Umbanda é coisa séria! Não traz amor de volta, não amarra, não prejudica, não mistifica, não cobra nem um "muito obrigado" quanto menos dinheiro.

Ahhhh... Mas aí, alguém vai me dizer assim (to até vendo as mensagens no meu inbox): "Mas, Zeina, se a Umbanda não prejudica, porque quando alguém larga a Umbanda, se ferra todo?". Por favor, se forem me perguntar isso, fiquem cientes, que darei um CTRL C + CTRL V nessa resposta: A pessoa se ferra toda, por um motivo muito simples: Ela estava acostumada a, cada vez que chegava em um impasse, ter com quem conversar, alguém que, verdadeiramente, queria que ela progredisse (ao menos, deveria ser assim). E, derrepente, larga tudo, perde (e, muitas vezes, renega) a fé que tinha. E aí, como uma criança, tem que aprender a tomar as decisões sozinha, sem auxílios e sem os conselhos que tinha dentro do terreiro. Muitas dessas decisões, são erradas e sem o menor critério ou motivadas por coisas não tão nobres assim. Então, ocorre o erro, e a consequencia (ou consequencias) por esse erro. Não foi a Umbanda que derrubou, nem mesmo os Guias. Foi a própria pessoa que caiu e é bem mais fácil jogar a culpa nos ombros de outrém (no caso, a antiga religião, tudo e todos que tenham a ver com ela).

Eu sou protetora de animais. Como vejo os sacrifícios de animais dentro da Umbanda? Simples! Não vejo! A não ser em casos muito extremos, não creio que seja necessário o sacrifício do que quer que seja. Acredito em "sacrifícios" como preceitos (sem carne, sem sexo, sem álcool) mas, tirar uma vida? Não! Não acredito!

Outro ponto importante: Minha entidade não é melhor (e nem pior) do que a sua que me lê!
Entidades, são entidades! Merecem ser ouvidas, respeitadas (aliás, respeito às entidades é muito bom, viu?). Ao contrário do que muita gente diz por aí (me dá até uma coisa quando ouço isso) entidades não estão aqui prá serem criadas e educadas como se fossem crianças de 2 anos malcriadas! Elas estão aqui prá trabalhar, prá nos ensinar! SIM! São elas que nos ensinam, e não o contrário! Aliás, sabe aquela história que (quase) todo umbandista já ouviu "minha entidade tal só bebe whisky tal e se não tiver, me dá uma surra"? Pois é... MENTIRA! Sua entidade, vai beber qualquer coisa que tiver disponível prá baixar a vibração e poder trabalhar na vibração que for necessária! E, se não tiver nada, vai dar um jeito e vai trabalhar com o que tem! Agora, nada de ser mão de vaca! Você espera o melhor de sua entidade? Pois então, dê o melhor de si também (o que não significa que você ou sua família precisem passar fome por causa disso, ok?). Eu NUNCA, JAMAIS, me atrevi a dar, prá qualquer uma das minhas entidades algo inferior ao que EU aceitaria! Nem sempre dei o que eles queriam, mas, tudo o que dei, foi de coração e o que pude dar. E, até hoje, ninguém reclamou (e olha que já se passaram bons 7 anos de trabalho).

E a hierarquia??? Existe??? OBVIO! Dentro da espiritualidade, existe hierarquia, existe ordem! Logo, dentro de um espaço destinado à espiritualidade, também precisa haver. Não por nada... Mas quando filho faz merda, sobra prá mãe (ou pai) de santo!

E quanto aos exus (e pombagiras)? Eles são fodasticamente maus, né???? OBVIO... QUE NÃO! Quem acha isso, sinto muito, mas nunca viu um exu de perto! Exus não são o diabo, não são maus, não são coisa do capeta e, muito menos, nossos servos! Exus, são mensageiros dos Orixás, são cobradores de Karma. Ou seja... Ainda vale a máxima: "Quem deve, paga. Quem recebe, merece!"

Mas, se não são maus, então, ainda não desapegaram da matéria, pois bebem e fumam. Sem contar que dão em cima de deus e o mundo no terreiro, certo? ERRADO! Eles bebem e fumam SIM! Mas, usam o alcool e a fumaça prá trabalhar! Até hoje, nunca vi um exu realmente incorporado, que deixasse o médium bêbado ou causasse câncer de pulmão no médium. Quanto a dar em cima de todo mundo... PELO AMOR DE ZAMBI!!!!! Manda o médium se tratar! Entidade, não dá em cima de ninguém, não! Isso é coisa do médium!

E as deitadas, são primordiais mesmo, em todos os casos? Aí, é uma coisa complicada... Não acredito que seja primordial na maioria dos casos! A deitada (ou obrigação) é uma maneira de fortalecer o elo entre o médium e a(s) entidade(s). É um período onde o médium se recolhe e medita. Assim sendo, ao meu ver, ela não é primordial. O primordial, é se manter em contato com suas entidades, o primordial é orar e vigiar seus pensamentos e atitudes. Muitas vezes (na verdade, quase sempre), uma vela acesa com fé vale muito mais do que uma oferenda gigantesca! A chave de tudo, é a fé! Me entristece saber e ver, muitos dirigentes de terreiro, usando a desculpa da deitada prá tentar enriquecer às custas de seus filhos de santo.

OK! Mas, se as deitadas não são primordiais, quando não são feitas, como se faz a coroa? Desde quando a gente que faz a nossa coroa? Até onde eu sei, nossa coroa, é composta por aqueles que nos acompanham. Eles já nos acompanhavam antes da tal deitada. Não há motivo para deixarem de acompanhar na falta dela.

Bom, gente... Por hora, é isso que eu lembro...
Sintam-se à vontade prá me questionar inbox pelo face (que é bem mais rápido do que por aqui). Volto a dizer que essas são minhas opiniões e não, uma verdade absoluta. Mas, como diria um velho professor: A verdade é uma só. Cada um a enxerga de um ângulo diferente.

Beijokinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cura, Auto Conhecimento e Bem-Estar

Oies e Olás pessoas Estou apaixonada! Pêndulos, Tarot, Pedras, Plantas, Óleos Essenciais, Benzimentos... Tudo isso tem feito parte da minha ...